Bossa - 10 anos

 

A Bossa Nova tem como um de seus grandes legados a disseminação da música brasileira internacionalmente. Sob a influência do jazz, ela tornou o samba tradicional assimilável para os ouvidos estrangeiros. O movimento criou uma maneira inteiramente única de tocar e de compor. Gestou músicas que a um só tempo remetem à alegria e despojamento da cultura tupiniquim e possuem uma linguagem universal. “Se a cadeira Bossa fosse uma música, poderíamos cantarolar Garota de Ipanema do Tom Jobim pela sua beleza, elegância e simplicidade”, compara o arquiteto Marlon Gama. “A Bossa tem DNA brasileiro, tem uma sonoridade popular chic”, acrescentam os designers Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr.

“Bossa” também é uma expressão popular brasileira. Diz-se que algo ou alguém “tem bossa” quando possui um caráter gracioso, uma habilidade especial ou uma certa capacidade de adaptação a diferentes contextos, sem perder sua integridade. “No Aurélio, bossa tem 11 significados: ‘aptidão ou propensão’ é um deles; ‘novidade na maneira de fazer algo’, outro. Jader resumiu ambos numa cadeira” complementa Eduardo Simões, que é editor-chefe da MADE.

Há exatos 10 anos, a Sollos e Jader Almeida chamaram de Bossa uma nova cadeira, a primeira feita dentro dos padrões que viriam caracterizar o novo posicionamento da empresa, com foco na qualidade construtiva do móvel e na simplicidade aparente de estruturas complexas.

(...)

Em 2008, a Bossa foi premiada pelo Salão Brasil e selecionada para integrar a exposição da 22ª Edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Miriam Lerner, que é Diretora Geral do MCB, conta que a cadeira “marca o início de uma intensa e rica participação de Jader Almeida na premiação; em paralelo a uma carreira que se mostrou ascendente, seus produtos foram selecionados para as exposições, ou premiados, em quase todas as edições subsequentes”.

bossa 5.jpg

EDIÇÃO COMEMORATIVA

 bossa 5.jpg

Ao chegar à primeira década de criação, desenho e produção da cadeira BOSSA (2007-2017), a SOLLOS lança uma edição comemorativa, limitada a 300 unidades da cadeira, em uma configuração especial para colecionadores. A série de cadeiras dessa edição é confeccionada em madeira maciça Ash – madeira de alta resistência, oriunda das florestas boreais da América do Norte, que tem como principal característica a uniformidade de tons e veios acentuados – e possui três opções de configurações distintas: Ash natural com assento e encosto em rattan natural; com tonalidade média e rattan envelhecido; e tonalidade e aramida negras*.

Todas as 300 unidades de cadeiras BOSSA dessa edição, contarão com gravação de seu respectivo número de série e assinatura do designer pirogravada, além de uma medalha especial, exclusiva para a edição especial comemorativa.

Para a série BOSSA 10 ANOS, um encarte especial juntamente com um certificado de autenticidade, preenchido e assinado pelo designer Jader Almeida e pela fabricante SOLLOS, acompanharão as cadeiras, onde o nome do comprador, data e numeração serial da peça adquirida serão preenchidos manualmente.

Além das cadeiras da edição limitada, a versão em miniatura será lançada para colecionadores e entusiastas. Outro item instigante disponibilizado para marcar a primeira década da cadeira BOSSA, serão os croquis originais da cadeira, impressos em papel algodão emoldurados em tiragem limitada de cinquenta unidades, numerados e assinados manualmente pelo designer**.

“A BOSSA chega na sua primeira década com o mesmo, ou maior vigor de quando lançada. É o tipo de produto que quanto mais o tempo passa, mais dele gostamos”, cita Jader Almeida.

*consulte-nos para conferir as amostras físicas de tonalidades.

**consulte-nos para saber mais onde adquirir os itens comemorativos.

 

PREÇOS ESPECIAIS

 WhatsApp Image 2017-08-18 at 18.07.50.jpeg

Para comemorar os 10 anos da Cadeira Bossa nossas lojas Home Design, em Salvador e Aracaju, estão oferecendo 25%OFF nas cadeiras que não fazem parte da edição comemorativa. Mas corra! É, apenas até dia 15/09!

 

TEXTO: Extraído do material comemorativo da Cadeira Bossa

FOTOS: Divulgação Sollos